9 de fevereiro de 2013

Soufflé de limão


Como continuam a abundar os limões, e não gosto de estragar nada, segui a sugestão do Chef Henrique Sá Pessoa e fiz um divinal soufflé de limão. Até o Júlio adorou! A única alteração que fiz (sim, péssima mania de alterar receitas, nem os Chefs escapam) foi que em vez de natas frescas e leite gordo (que não tinha) coloquei apenas um pacote de 200 ml de natas.


Ingredientes (para 6 taças):
2 limões médios/grandes
4 claras
2 gemas
100g de açúcar
3 colheres chá de Maizena
1 colher sopa farinha
200ml natas (no original 90ml de natas frescas e 110ml de leite gordo)
açúcar em pó q.b.
manteiga e açúcar para polvilhar as formas



Preparação
Pré-aqueça o forno a 190º. Unte pequenas formas ou taças de soufflé com manteiga, polvilhe com açúcar e coloque no frigorífico. 
Separe 4 claras para bater em castelo. Reserve 2 gemas. 
Num tacho, coloque as natas e incorpore a farinha e a maizena a frio. Depois de bem incorporado, leve ao lume e mexa bem. Quando começar a engrossar retire do lume e reserve.
Numa taça, bata as duas gemas com o açúcar, vigorosamente até ficar uma gemada espessa (eu bati na bimby 1m/3).
Junte a raspa e o sumo de um limão e meio às natas. Junte agora a gemada à mistura de leite. Cozinhe lentamente em lume brando, mexendo sempre. Assim que engrossar, retire do lume e coloque numa taça para arrefecer. Bata as claras em castelo e incorpore metade na mistura. Incorpore a segunda metade, devagar. Coloque nas formas e leve ao forno, cerca de 10 a 15 minutos. 
Retire e polvilhe com açúcar em pó.




Sem comentários:

Enviar um comentário