16 de agosto de 2015

Serradura

Esta é daquelas sobremesas que toda a gente gosta e sabe fazer, de tão simples que é, mas por vezes nem me lembro dela. Já estava no arquivo há muito tempo, apesar de cá por casa ter sido substituída, em parte, e a pedido do mais novo, pela mousse de Oreos, é sempre bom tê-la por aqui, para me lembrar que existe.


Ingredientes:
400ml de natas bem frias
1 lata de leite condensado (pode ser light)
1 pacote de bolacha Maria



Preparação:
Pique a bolacha a gosto,pode ficar mais ou menos triturada. Reserve. Bata as natas com a batedeira até ficarem volumosas e consistentes. Acrescente o leite condensado e misture bem. Numa taça, ou tacinhas, faça camadas de creme e bolacha. Termine com bolacha triturada em menor quantidade. Leve ao frigorífico durante 4/5 horas ou de um dia para o outro.

4 de agosto de 2015

Quiche de cogumelos e mozarela

Por aqui somos fãs de tartes e quiches, são fáceis de fazer e se se fizer com massa já pronta, são também muito rápidas. Podem-se fazer variações infinitas, ao gosto de cada um. Acompanhadas por uma salada fazem uma refeição completa. Esta foi inspirada numa receita online da Mulher Moderna na Cozinha. O mais novo adorou esta por causa do queijo, ao contrário da de queijo de cabra, por isso vou fazer muitas mais vezes. Não fiz na Bimby, mas o recheio é facilmente adaptável à bimby. 



Ingredientes:
1 massa folhada de compra (se preferir, quebrada)
Azeite q.b.
2 cebolas não muito grandes
1 alho francês
250g de cogumelos frescos
100g de bacon aos quadrados
4 ovos
2dl de natas light
2 queijos mozarela de búfala 
sal, mistura de pimentas e orégãos q.b.




Preparação:
Estenda a massa folhada e forre com ela uma tarteira aproveitando o papel vegetal e pique o fundo com um garfo. Corte as cebolas às meias luas fininhas (eu uso um cortador de legumes ou mandolina) e leve a refogar com o azeite. Adicione o alho-francês cortado em rodelas finas e os cogumelos cortados em quartos. Acrescente o bacon em cubos. Tempere com sal, a pimenta moída na hora, orégãos e salteie. Retire do lume e coloque na tarteira.
Bata os ovos juntamente com as natas, tempere com sal e pimenta e deite sobre a mistura de cogumelos. Coloque o queijo cortado em rodelas por cima. Polvilhe com orégãos. Leve ao forno aquecido a 200º e deixe cozinhar durante 25 minutos. Acompanhe com uma salada.



2 de agosto de 2015

Delícia de maracujá com queijo-creme

Esta sobremesa, da revista Robot de Cozinha de fevereiro, assemelha-se muito ao creme de cheesecake. Portanto, é ótima para quem adora sobremesas com queijo-creme. Coloquei no congelador depois de a fazer (fiz de manhã para comer ao almoço) e comer esta sobremesa geladinha num dia de calor soube divinamente.


Ingredientes:
1 lata de polpa de maracujá
150g de açúcar (no original 200g)
5 folhas de gelatina (no original 8)
400g de natas frias
400g de queijo-creme
150g de palitos de champanhe
Leite q.b 


Preparação bimby:
Coloque as folhas de gelatina a demolhar numa taça com água. Deite 350g de polpa de maracujá na bimby, junte o açúcar e programe 5m/Varoma. Escorra as folhas de gelatina e adicione-as ao copo pela tampa quando estiver quase a terminar. Retire e deite numa tijela para arrefecer um pouco.
Lave e limpe o copo, deixe-o arrefecer e coloque a borboleta. Junte as natas  e bata 2,30m/4. Acrescente o queijo-creme e misture 20s/4. Deite pelo copo a mistura de maracuja e envolva na vel. 3 durante 20s.
Numa taça funda disponha alternadamente o creme de maracujá e os palitos de champanhe passados em leite. Leve ao frio para solidificar e até servir. Sirva decorado com a restante polpa de maracujá.


Preparação tradicional:
Coloque as folhas de gelatina a demolhar numa taça com água. Deite 350g de polpa de maracujá num tachinho, junte o açúcar e leve ao lume durante cerca de 5 minutos mexendo sempre. Escorra as folhas de gelatina e adicione-as ao maracujá mexendo até derreter a gelatina. Retire e deite numa tijela para arrefecer um pouco.
Bata as natas numa taça, no final acrescente o queijo-creme. Adicione o preparado de maracujá e envolva.
Numa taça funda disponha alternadamente o creme de maracujá e os palitos de champanhe passados em leite. Leve ao frio para solidificar e até servir. Sirva decorado com a restante polpa de maracujá.

Arroz de pato com farinheira

Há quem diga que o bom arroz de pato tem que ser assado antes de ser desfiado. Eu não o asso e acho que fica mesmo muito bom. Adoro arroz de pato e, curiosamente, não faço muitas vezes. Desta vez fiz para matar as saudades e ficou maravilhoso. Eu coloco farinheira porque acho que dá mais gosto e porque adoro, só tem que ser de boa qualidade. Quem não gostar pode, perfeitamente, não colocar.



Ingredientes:
1 pato com 2,5 kg
3 canecas de arroz agulha
1 cebola grande
7 cravinhos
1 ou 2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
1 chouriço mouro ou outro chouriço de carne de boa qualidade
1 farinheira


Preparação:
Prepare o pato retirando a gordura e a pele, exceto a das asas e de uma perna, e corte-o em pedaços. Coloque o pato numa panela e cubra com água. Tempere com sal, pimenta, acrescente o louro, a cebola com os cravinhos espetados e o chouriço. Quando a água estiver a ferver coza a farinheira, com um palito espetado em cada uma das pontas (para a farinheira não rebentar), durante 10 minutos. Retire e reserve. Deixe o pato cozer durante cerca de 50 minutos ou até a carne se soltar dos ossos. Retire o pato, reservando o caldo da cozedura, deixe arrefecer e desfie a carne. Corte os enchidos às rodelas e reserve. Coe 5 canecas do caldo da cozedura do pato, coloque num tacho, acrescente mais 1 caneca de água e leve ao lume. Acrescente à água alguma carne desfiada e algumas rodelas de chouriço e de farinheira, reservando as restantes. Quando a água estiver a ferver acrescente o arroz, retifique os temperos e deixe cozer por 10 minutos. Coloque uma parte do arroz num tabuleiro, espalhe o pato desfiado por cima e cubra com o restante arroz. Alise e espalhe em cima as rodelas de chouriço e farinheira reservadas. Leve a forno aquecido a 200º durante 10 a 15 minutos. 


Farinheira já cozida


Baguete recheada com patê de fiambre

Muito mais fácil de preparar do que o Pão alentejano recheado com patê de chouriço, mas igualmente bom para um almoço com amigos, esta foi a minha escolha para uma dessas ocasiões. A receita original falava em apenas uma baguete das compridas mas nós fizemos uma e meia e o recheio dava à vontade para outra metade, que já não tínhamos. Pode-se fazer e congelar metade, por exemplo, que depois é só levar ao forno. Receita da revista Robot de Cozinha de junho, com alterações.



Ingredientes:
2 baguetes grandes
2 dentes de alho
200g de fiambre
200g de queijo ralado à escolha (mozarela, flamengo, emental...)
Salsa q.b.
250g de maionaise



Preparação bimby:
Corte as baguetes a meio, corte as extremidades e retire parte do miolo, por exemplo, com a ajuda de um cabo de uma colher de pau. Coloque na bimby os dentes de alho, o queijo, o fiambre e a salsa e ligue 15s/6. Passe a espátula para baixar o que ficou nas paredes da bimby, junte a maionese e ligue 20s/6. Recheie o interior das baguetes, com a ajuda de um saco de pasteleiro. Tape as pontas com papel de alumínio, para o recheio não sair, e leve num tabuleiro ao forno aquecido a 200º até ficar quente e tostada. Retire, corte em fatias e sirva.


Preparação tradicional:
Corte as baguetes a meio, corte as extremidades e retire parte do miolo, por exemplo, com a ajuda de um cabo de uma colher de pau. Pique os dentes de alho com o queijo, o fiambre e a salsa até ligar. Junte a maionese e misture bem. Recheie o interior das baguetes, com a ajuda de um saco de pasteleiro. Tape as pontas com papel de alumínio, para o recheio não sair, e leve num tabuleiro ao forno aquecido a 200º até ficar quente e tostada. Retire, corte em fatias e sirva.