15 de outubro de 2017

Panquecas (sem glúten e sem açúcar)

Muito dificilmente tomo o pequeno-almoço, apenas um café longo ou normal dependendo da disposição. Quando comecei a mudar os meus hábitos alimentares comia, ao  pequeno-almoço, 2 ovos, abacate, frutos vermelhos, às vezes, ainda com cogumelos salteados ou batata doce assada (que tivessem sobrado doutra refeição). Aos poucos fui deixando de conseguir comer tanto e fui diminuindo a quantidade até, naturalmente, ter deixado de tomar o pequeno almoço por não sentir fome de manhã. Muito raramente faço estas panquecas, mas andava-me a apetecer banana frita e achei que combinava bem com esta receita. Esta receita leva polvilho doce, que é fécula de mandioca e não contém glúten. Costumo encontrar na secção das farinhas, no supermercado, e costumo comprar este. São muito boas com queijo derretido e uma fatia de presunto fininha (uso presunto que só tenha como ingredientes porco e sal, quando não encontro nacional compro presunto de Parma, normalmente no Lidl que é mais barato) ou com fruta no interior, a minha favorita é banana da Madeira frita em óleo de coco. O meu filho queria com Nutella, mas eu já não compro Nutella e tenho andado para fazer um creme de chocolate preto e avelãs, tipo Nutella, mas ainda não fiz, então improvisámos. O meu irmão mais velho visitou-nos esta semana e trouxe-nos um Toblerone de chocolate preto com nougat de mel e amêndoas. Derretemos 1 triângulo de um chocolate de 360g, no micro-ondas, com uma colher de café de manteiga e um salpico de leite. Ele adorou! Mas vou ter que fazer o tal creme de chocolate preto e avelãs porque isto de improvisar nem sempre dá certo! Faço as panquecas numa frigideira antiaderente pequena, onde normalmente faço os ovos (cabem 2) e gosto delas fininhas, tipo crepe. Esta receita descobri-a num grupo do facebook, não consigo agora dizer quem terá sido o autor/a.


Ingredientes (para 6 panquecas):
3 ovos

3 colheres de sopa de iogurte grego natural (uso o do Lidl)
3 colheres de sopa de polvilho doce
1 pitada de sal (opcional)


Preparação:
Numa taça bata os ovos com um garfo, misture o iogurte e o polvilho. Aqueça uma frigideira antiaderente, se quiser coloque um pouco de óleo de coco ou de manteiga, na minha não é necessário. Coloque massa até cobrir o fundo. Aguarde até a massa de cima começar a secar e vire ao contrário com uma espátula. Como faço na frigideira pequena nunca tive problemas em virá-las. Coloque o recheio que pretender ou coma-as simples!



Para fazer com banana frita, eu frito uma banana pequena às rodelas em óleo de coco e coloco a massa por cima da banana,  e depois viro com cuidado até estar cozinhada. Quando faço com fruta coloco massa de duas panquecas, ou seja faço uma maior, em vez de duas.


Para fazer com queijo e presunto, depois de virar a panqueca coloco 1 fatia de queijo (normalmente Gouda fatiado que derrete bem, mas poderá ser qualquer um) e uma fatia de presunto, dobro a panqueca, coloco a tampa, só uns segundos até o queijo derreter.



1 comentário: